quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

pioneiros da America do Norte

 
A Inglaterra dos séculos XVI e XVII passava por grandes transformações. Dentre estas, podemos citar: perda de terras por parte dos agricultores devido aos enclosures, criminalidade crescente e disputas religiosas.
A partir do descobrimento da América e da ideia de que um novo mundo resolveria todos esses problemas, as pessoas começaram a migrar da Inglaterra para o novo continente, em busca de uma nova vida. A América também se tornou um refúgio para os puritanos.
Os primeiros colonizadores que chegaram à America sofreram com um inverno devastador, que dizimou quase todos os pioneiros. Os que restaram, logo antes do inverno seguinte, comemoraram o chamado dia de acão de graças, por terem conseguido sobreviver a esse grande desastre.
    
No território que foi povoado, formaram-se treze colônias que podem ser divididas entre norte e sul. A parte sul tornou-se uma área de exploração e, por causa do clima ameno, era propícia à agricultura, feita num sistema chamado plantation, ou seja, monocultura em latifúndios com mão de obra escrava. A parte norte tornou-se uma área de povoamento, sendo que seu clima frio impossibilitava a agricultura e as pessoas, de posse de pequenas propriedades, tiravam seu sustento com a policultura e oficinas.